Páginas

Setembro Azul

Histórico do Setembro Azul


Setembro Azul é um movimento de empoderamento e luta da comunidade surda em prol da educação bilíngue.
O Dia Nacional do Surdo tem sua história por homenagear a criação da primeira Escola de Surdos no Brasil no dia 26 de setembro, o INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos, com a vinda do professor Huet (1857) que ensinava em Língua de Sinais Francesa na qual constitui hoje a Língua Brasileira de Sinais. O INES atualmente é um Instituto Federal e oferta da Educação Infantil ao Ensino Superior na Educação Bilíngue para Surdos e Ouvintes. Tendo como línguas de instrução a Língua de sinais e a língua portuguesa escrita. 
Conforme Zovico, 2013, sobre a cor Azul foi escolhida pelo Dr. Paddy Ladd (surdo), usado em laço de fita na cor azul como símbolo, e representado no XIII Congresso Mundial de Surdos na Austrália, em julho de 1999 durante a cerimônia que faz lembrança das Vitimas Surdas da opressão e Audismo. A comunidade surda ainda escolheu a cor Azul Turquesa, por ser uma cor "viva" para representa o SER SURDO, por não ter vergonha de ser surdo e nem de sua Língua de Sinais que faz parte da Cultura Linguística e avanços legislativos.
O CAS de Mato Grosso do Sul vem nesse Mês de Setembro Azul parabenizar toda comunidade surda do Brasil, desejando sucesso e perseverança em suas conquistas e seus movimentos.
Ref. http://www.revistareacao.com.br/website/Edicoes.php?e=94&c=9417&d=0 – Revista Reação nº 94 - Acessado em 19/09/2016

Venha participar conosco dia 30 de setembro de 2016 às 18h30m no auditório da Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande/MS.
Realização: CAS/COPESP/SED/MS