PESQUISA

Páginas



NOVEMBRO AZUL é uma campanha de conscientização realizada no mês de Novembro voltada para os homens e sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Próstata.
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga e à frente do reto,  é um órgão  muito pequeno, tem a forma de maçã.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.


DIAGNÓSTICO

É fundamental a realização de exames periódicos para a detecção precoce da doença. Sua detecção é realizada através do exame clínico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA) a partir dos 50 anos. Em caso de parentes do diagnóstico de câncer de próstata antes dos 65 anos o acompanhamento médico e laboratorial deve começar aos 40 anos de idade.


TRATAMENTO

Nos paciente em que foi localizada a doença, o tratamento consiste em cirurgia e radioterapia. Para doença em níveis mais avançados, radioterapia, ou cirurgia em combinação hormonal (quimioterapia). Para doenças com metástase (quando o tumor se espalha para outras regiões do corpo), o tratamento é a quimioterapia.

A escolha do melhor tratamento deve ser individualizada e definida depois de balancear os riscos e benefícios com seu médico.


PREVENÇÃO

Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer. Outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.